A volta às aulas na EFASERRA foi marcada com atividades para os 76 jovens do 1º Ano. Neste ano, estão matriculados na EFASERRA 214 estudantes de 33 municípios
A EFASERRA iniciou o ano letivo de 2022 com atividades presenciais para as duas turmas de 1º Ano. Na segunda-feira, 21 de fevereiro, direção e monitores receberam os 76 jovens e seus familiares na abertura do novo período de estudos.
Neste ano, estão matriculados 214 estudantes de 1º, 2º e 3º anos, e estágio. São jovens oriundos de 33 municípios das regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Vale do Caí, Hortênsias e região Metropolitana de Porto Alegre.
A programação da semana foi intensa para os estudantes que chegaram na Escola. Na segunda-feira, o presidente da Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA), Alceu Dalle Molle, e o vice-presidente, Arnaldo Poletto, fizeram a acolhida às famílias. A Associação é a mantenedora da Escola. O encontro também serviu para apresentação dos monitores e para a coordenação pedagógica da Escola repassar as orientações sobre Pedagogia da Alternância às famílias.
Nos primeiros cinco dias na Escola, os estudantes vivenciaram diferentes momentos para adaptação e entrosamento com os instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância: definição de coletivos, acordos de convivência, mística, preenchimento do Caderno de Acompanhamento, entre outros.
Em sala de aula, monitores iniciaram estudos nas matérias. A primeira semana também já teve atividade prática na aula de Produção Vegetal l. Os estudantes, acompanhados por professores, prepararam os canteiros externos da área experimental. Recolheram pedras, cobriram canteiros com palhada para fazer cobertura-morta. Também receberam as orientações e estipularam acordos para o adequado funcionamento das aulas práticas no semestre.
Fizemos alguns registros da primeira semana na Escola. Confira!
Na próxima segunda-feira, 28 de fevereiro, a EFASERRA recebe o grupo de 53 jovens do 3º Ano. E no dia 7 de março, retornam os 46 estudantes do 2º Ano.
Municípios
Conheça os municípios de origem de nossos estudantes:
Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Brochier, Campestre da Serra, Canela, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Dois Irmãos, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Jaquirana, Linha Nova, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Protásio Alves, São Francisco de Paula, São Jorge, São José dos Ausentes, São Marcos, São Sebastião do Caí, Tupandi, Vacaria e Vale Real.