/* #region REDES SOCIAIS */ /* #endregion */
04.10.2024 NOTÍCIA

Cooperativa Escolar COOPEFA apresenta projeto solidário no Dia C

Estudantes explicaram sobre atividades, no evento do Dia Internacional do Cooperativismo, em Nova Petrópolis
COMPARTILHE

Estudantes associados da Cooperativa Escolar da EFASERRA, a COOPEFA, participaram das celebrações do Dia Internacional do Cooperativismo, DIA C, realizado em 28 de setembro, na Linha Imperial, em Nova Petrópolis. O evento estava programado para início de julho, mas em razão das enchentes foi transferido para setembro.

Na Linha Imperial, o Berço do Cooperativismo de Crédito, o evento do Dia C reuniu jovens e professores de escolas e cooperativas escolares de diversas regiões do Rio Grande do Sul.

A COOPEFA foi representada pelos cooperados do segundo ano, Pietro Guilherme Tres e Tiago Ricardo Pitol (Diretoria de Pesquisa e Projetos), Sofia Sofia Zimmer Müller (Secretaria), Laura Salvatti (Diretoria de Imagem e Comunicação), Gabriel Stringari Arbugeri (Tesouraria)  e   Anabelly da Silva.

Objeto de Aprendizagem

Os jovens explicaram sobre o funcionamento da EFASERRA e apresentaram o Objeto de Aprendizagem da COOPEFA, o Projeto Raízes do Futuro. O projeto se refere à produção de mudas e desenvolvimento da técnica de vivericultura pelos estudantes da Escola.

Além de produzir as mudas, os estudantes ainda desenvolvem a prática da semeadura, aplicando substrato, irrigação e recipientes adequados para as mudas, que estão relacionadas a sua qualidade, entendendo a técnica da vivericultura.

Interdisciplinar

O projeto liderado pela COOPEFA conta com a participação de estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano, e estão tendo o apoio de professores e de estudantes das disciplinas de Propagação de Mudas e Sementes Crioulas, servindo de aprendizagem para todos.

Cultivar Esperança

Durante a definição do Objeto de Aprendizagem da COOPEFA, em maio, ocorreram as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Os estudantes associados decidiram criar uma ação denominada Projeto Cultivar Esperança para beneficiar os afetados pelos desastres climáticos do mês de maio. Neste momento, estão produzindo mudas de hortaliças, espécies condimentares, aromáticas, medicinais e de flores, para entregar a instituições de comunidades atingidas.

Reunidos em grupos, estão desenvolvendo as seguintes atividades: Grupo 1 - Embalagens; Grupo 2 - Material Propagativo; Grupo 3 - Substrato; Grupo 4 - Comunicação; Grupo 5 - Plantio e colheita; Grupo 6 – Parcerias.

A instituição que receberá a primeira doação será a Escola Estadual Maria Saturnina Ruschel, do município de Feliz. Esta escola foi bastante atingida pela enchente do Rio Caí, que destruiu grande parte da área externa. Um desses espaços é uma horta, onde eram desenvolvidas atividades pelos alunos na disciplina de Ciências. No decorrer do projeto, a previsão é que outras instituições sejam beneficiadas.

Os jovens estimam realizar as atividades na escola em Feliz no mês de novembro. Os associados estão se preparando para aplicar práticas para recuperação da horta e regeneração do solo. Também estão se organizando para realizar oficinas com os alunos sobre: Cobertura de solo, Compostagem, Substrato, Horta vertical, Jardim vertical. No dia da ação solidária, vão entregar material com conteúdo de orientação para cuidados do solo e plantio.

No evento em Nova Petrópolis, os jovens foram acompanhados pela coordenadora adminstrativa da EFASERRA, Sonia Sbersi, e pela professora orientadora da Cooperativa Escolar, Rosa Ana Bisinella.