Na noite de segunda-feira, dia 30 de maio, seis personalidades foram agraciadas com o Troféu Mulher Cidadã 2022, pela Câmara Municipal de Caxias do Sul. O ato aconteceu em sessão solene no plenário da Casa. A coordenadora administrativa da EFASERRA, Sonia Sbersi da Silva, foi homenageada na categoria Educação. A honraria busca reconhecer o protagonismo feminino local e é alusiva ao Dia da Mulher Caxiense, comemorado em 11 de maio.
A professora Sonia Sbersi da Silva, durante duas décadas e meia, fez parte da rede municipal de ensino como educadora em classe multisseriada. Além do magistério, cursado no Colégio São Carlos, é filósofa formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Moradora da Terceira Légua, foi professora na escola rural Dr. Getúlio Vargas, e diretora da Escola Estadual Ismael Chaves, de Galopólis, de 2000 a 2015. Desde 2016, exerce o cargo de coordenadora administrativa da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA).
A Sessão Solene foi conduzida pela presidenta da Câmara de Vereadores, vereadora Denise Pessôa. A procuradora especial da Mulher no Legislativo, vereadora Rose Frigeri fez o pronunciamento em nome da Casa. Para ela, falar da participação das mulheres revela um duplo sentimento: alegria pelas conquistas alcançadas e a certeza de que ainda existe um longo caminho a ser percorrido, na busca pelos direitos fundamentais femininos e da sociedade.
As homenageadas:
Defesa dos Direitos e Combate à Violência contra a Mulher: Catiéle de Carvalho Pereira
Educação: Sonia Beatriz Sbersi da Silva
Promoção de Participação Política: Cleo Araujo
Profissionalização e Emprego: Cloraci Rodrigues de Macedo
Saúde: Fátima Valniglei da Silva Ramos
Atividade Comunitária: Marta Lopes
Comdim
As indicações para o troféu vieram do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). A cada dois anos, a partir de sugestões de entidades e da comunidade, o Conselho indica para a Mesa Diretora da Câmara as futuras agraciadas. Em seguida, um requerimento é submetido para apreciação e votação dos vereadores, em plenário. Os indicados devem desenvolver atividades relacionadas à promoção e à valorização da mulher. A honraria existe desde 2004 e é entregue desde 2005, por meio de decreto legislativo, a partir das iniciativas das ex-vereadoras Ana Corso e Geni Peteffi (in memorian).
Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Caxias do Sul
http://www.camaracaxias.rs.gov.br/noticias/index/24629
Fotos: Gabriel Lain/ Câmara Municipal de Caxias do Sul