Cooperativismo e Agroecologia foram os temas da visita técnica que levou estudantes do primeiro ano a Nova Petrópolis, no mês de outubro.
Pela manhã, os jovens estiveram na Casa Cooperativa Nova Petrópolis, na Linha Imperial, onde puderam ampliar seus conhecimentos sobre a história do Cooperativismo, visitando o Sítio Histórico do Cooperativismo, o Memorial Amstad e os monumentos na Praça Padre Theodor Amstad.
Durante a estada na Casa Cooperativa, os jovens conversaram com Mário Konzen, que fez um relato e reflexões sobre o movimento cooperativista para o desenvolvimento das pessoas e das comunidades. No Memorial, visitaram a exposição que mostra a trajetória que germinou o início do movimento cooperativo no Brasil. O roteiro também teve visita guiada à Praça Theodor Amstad, na qual os estudantes viram os monumentos e outros elementos que estão na localidade, que fazem parte da memória do Cooperativismo.
Já à tarde, os estudantes visitaram a propriedade da agricultora agroecológica Marli Ruchel, que utiliza manejo no sistema da agrofloresta. No no Sítio Grünes Paradies, guiados pela agricultora, os jovens conheceram o local e tiveram a oportunidade de observar as culturas implantadas, as características do espaço e compreender como o sistema da agrofloresta melhora a qualidade do solo e da água, além de contribuir para a segurança alimentar e biodiversidade.
Marli explicou aos alunos sobre as características ambientais do espaço. Os jovens também receberam informações sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).
A visita técnica foi coordenada pelos professores Rosa Ana Bisinella, de Cooperativismo, e Victor Motter Uez, de Agroecologia.