A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) iniciou o ano letivo de 2024 na segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Para este ano, estão matriculados 264 jovens, oriundos de 35 municípios. A Escola oferece curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio. Os estudantes da EFASERRA também têm a oportunidade de participar do programa de Aprendizagem Profissional Aprendiz Rural EFASERRA. A escola também acompanhará um grupo de 35 estudantes em período de estágio curricular supervisionado.
O início das atividades de 2024 (no dia 19/02) reuniu estudantes e suas famílias em um encontro nas dependências da Escola, em São Pedro da Terceira Légua, em Caxias do Sul. Os jovens foram acolhidos pela direção e professores. O diretor Israel Matté e a coordenadora pedagógica Letícia Trentin conversaram com as famílias sobre o funcionamento da escola. Os professores destacaram a metodologia adotada pela instituição de ensino e ressaltaram os instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância. Nessa metodologia, os estudantes permanecem uma semana na escola, em regime de internato, e outra semana junto a sua família, realizando atividades práticas em sua propriedade.
De acordo com Matté, a escola está preparada para que os jovens possam construir uma aprendizagem qualificada e um presente e um futuro melhores não somente a quem vive no campo, mas para toda a humanidade.
Na chegada dos jovens do primeiro ano, o vice-presidente da Associação Escola Família Agrícola (AEFASERRA), Arnaldo Poletto, enfatizou a importância da participação dos pais e responsáveis na formação técnica do estudante. Ele também salientou as oportunidades de novos conhecimentos proporcionados pelos projetos realizados em parceria com organizações públicas e privadas.
A Escola
Localizada no interior de Caxias do Sul, em São Pedro da Terceira Légua, a EFASERRA é uma escola privada, de caráter comunitário, mantida por uma associação de pais: a AEFASERRA.
Resultado de uma mobilização de agricultores familiares, lideranças, entidades e pessoas da região comprometidas com o desenvolvimento e a criação de oportunidades a jovens do campo, a EFASERRA iniciou suas atividades em 27 de maio de 2013, no município de Garibaldi. Em 2015, transferiu-se para Caxias do Sul.
Atualmente, a Escola recebe jovens de 35 municípios: Alto Feliz, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Bom Princípio, Brochier, Campestre da Serra, Canela, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Harmonia, Ipê, Maratá, Montenegro, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Picada Café, Pinto Bandeira, Portão, Protásio Alves, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, São Marcos, Terra de Areia, Vale Real, Vila Flores.
A EFASERRA integra um movimento mundial de Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAS). Surgido na França em 1935, busca o desenvolvimento das comunidades por meio de uma educação de qualidade, integral, contextualizada e com a participação de todos os envolvidos.
Foto: Estudantes das turmas de primeiro ano da EFASERRA foram recepcionados no dia 19 de fevereiro