Na noite de quinta-feira (27/06), monitores e estudantes da EFASERRA participaram, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, da audiência pública sobre a implantação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no município.
“Buscamos uma formação de nível superior dentro das Ciências Agrárias, pois esses jovens e agricultores familiares necessitam, além desse conhecimento técnico mais aprofundado, de um conhecimento acadêmico para uma produção mais sustentável, que cuide do meio ambiente e, por consequência, ajude a nos cuidar mais, pois todos somos natureza,” defendeu o vice-diretor Marcelo Boff, em sua manifestação.
No Rio Grande do Sul, atualmente, funcionam quatro Escolas Família Agrícola (EFA) e quatro Casas Familiares Rurais. Essas oito instituições atendem 896 estudantes em formação, com abrangência de 155 municípios. Essas escolas já formaram 1.440 jovens.
“Com a vinda da UFRGS para nossa cidade, temos a oportunidade de ver filhos e filhas de agricultores frequentando uma universidade e cursando Agronomia, o que é o sonho de muitas de nossas famílias,” manifestou Boff.
A extensão da UFRGS na Serra, com a instalação de um campus em Caxias do Sul, foi anunciada no início de junho pelo Governo Federal e tem previsão de implantação para 2025.