/* #region REDES SOCIAIS */ /* #endregion */
18.10.2024 NOTÍCIA

Estado destina recursos para ações de formação de estudantes da EFASERRA

É o quarto projeto desenvolvido pela escola em parceria com SDR, visando a formação de jovens rurais
COMPARTILHE

 A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR) e a Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA) assinaram um termo de colaboração com o objetivo de executar ações de formação de jovens rurais na Pedagogia da Alternância. A parceira visa ao desenvolvimento rural sustentável com ênfase na diversificação produtiva e na agregação de valor e renda, estimulando a permanência do jovem no campo. O ato de assinatura aconteceu na manhã de quinta-feira (17/10), na sede da escola, na Terceira Légua, em Caxias do Sul.

Esse é o quarto projeto desenvolvido pela escola em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), com a finalidade de formação de jovens rurais. Denominado “Semeando Conhecimento: Pedagogia da Alternância e Agroecologia em ação”, atenderá estudantes dos três anos do Ensino Médio e Técnico em Agropecuária.

O valor destinado pelo Estado para o projeto, por meio da SDR, é de R$ 248.967,00. Conforme o diretor da EFASERRA, Israel Matté, isso representa cerca de R$ 1 mil para cada jovem, o que vai possibilitar a realização de ações como visitas técnicas e às famílias, oficinas e auxílio aos projetos profissionais dos jovens. "É um recurso que está indo diretamente para os jovens, porque as famílias não precisam desembolsar esse valor", afirmou Israel. " O presidente da AEFASERRA, Alceu Dalle Molle, ressaltou a importância da parceria e desse aporte de recursos, para auxiliar no desenvolvimento de ações para a formação e qualificação da juventude rural.

Norton Baum, chefe de gabinete da SDR, na solenidade representando o secretário Vilson Luiz Covatti, salientou as políticas públicas do Estado para o desenvolvimento da agricultura e a dimensão da agricultura familiar. "80,5% de toda agricultura do estado do Rio Grande do Sul é familiar, então nós precisamos mostrar nosso tamanho, nosso espaço, e que nada que é investido na agricultura, seja ela do agronegócio ou familiar, é gasto, e sim investimento, como este por exemplo. Precisamos que nossos jovens permaneçam na sua vocação, que é a agricultura, que é produzir alimento, porque se o campo não trabalha a cidade não se alimenta".

O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, colocou a Instituição à disposição da escola para estar cada vez mais presente, contribuindo para que os jovens possam ter muito êxito na sua caminhada, seja no tempo em que eles permanecem na escola ou nas suas propriedades, por meio das orientações técnicas, do conhecimento dos extensionistas e das ações que desenvolve. Ele também destacou a importância do insumo chamado "conhecimento", que os jovens estão adquirindo e construindo na escola. "O conhecimento vai diferenciar cada vez mais um agricultor do outro, seja em produção, renda ou qualidade de vida. E para isso tudo, esse ambiente é extremamente propício para que vocês possam ter sucesso na vida", salientou.

A solenidade de assinatura do termo de cooperação foi acompanhada pelos estudantes do segundo ano da EFASERRA, professores e monitores da Escola e por autoridades locais e regionais. Registraram presença a coordenadora da Secretaria da Agricultura, Lucimar Rodrigues, o deputado estadual Neri o Carteiro, a presidente do Sindicato do Agricultores Trabalhadores Familiares de Caxias do Sul,  Benadete Boniatti Onzi,  Mauro Tessari, da Emater de Caxias do Sul, o Secretário da Agricultura de Caixas do Sul, Volmir Susin, o ex-secretário da Agricultura de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto. As autoridades também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações de escola.

 

Texto com apoio Assessoria de Imprensa Emater.