Na primeira semana de outubro, a disciplina de Educação Física organizou uma atividade ao ar livre com estudantes do primeiro ano, com foco em esportes na natureza. A iniciativa teve como objetivo contemplar os ambientes no entorno da Efaserra e permitir que os jovens conheçam melhor a localidade da Terceira Légua, destacando a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, um dos pontos turísticos da região.
O roteiro da atividade incluiu trilha nas áreas naturais no trajeto de três quilômetros até a gruta. A prática, coordenada pela professora Léia Guerra, visa promover a saúde, a integração entre os colegas e o conhecimento do território da escola, valorizando o patrimônio natural.
A culminância ocorreu na gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde os estudantes puderam observar as formações rochosas, a cascata e o espaço como turismo. “A experiência buscou alinhar os conteúdos curriculares da Educação Física com a educação sobre o território da comunidade escolar”, diz a professora Léia. A atividade foi acompanhada, também, pelos professores Victor, Alex e Aline.
Descoberta nos anos 1940 a gruta serve de abrigo à uma capela, inaugurada em 1949. O acesso é possível por uma escadaria de 150 degraus. No local, são celebradas missas no segundo domingo de cada mês.
Além de seu significado religioso, a Gruta da Terceira Légua é conhecida por suas oportunidades de lazer ao ar livre. No local é possível realizar prática de rapel e escalada. Uma curta trilha a partir da gruta leva a uma cachoeira de 60 metros. No local, também há um restaurante, aberto nos finais de semana, que oferece pratos típicos e lanches.