Uma manhã de sol e estudantes reunidos na área externa da Escola. A atenção é para um suporte com três pés e jovens ao seu redor buscando a melhor forma de nivelar o instrumento. Essa foi a aula prática de topografia na disciplina de Geografia para estudantes das turmas 301 e 302, no dia 7 de junho.
Conforme o professor Sidival Calderan, a atividade foi realizada em grupo e consistiu no estacionamento e nivelamento de um teodolito. Esse equipamento é usado em atividades de levantamento topográfico e, também, auxilia quem trabalha na agricultura e pecuária. Como resultado, o teodolito mostra a representação gráfica de uma determinada região da superfície terrestre.
Com o instrumento, é possível ter indicação de alinhamentos precisos para determinar direções horizontais e verticais, com as quais se calculam os ângulos. Usa-se o teodolito, por exemplo, para encontrar os limites dos terrenos, descrever lotes ou parcelas de terra.
“A atividade é a primeira etapa dos trabalhos práticos em topografia e geoprocessamento, que vai culminar na elaboração do desenho dos pontos levantados em planta,” explica o professor.