/* #region REDES SOCIAIS */ /* #endregion */
19.11.2023 NOTÍCIA

Aprendizagem profissional rural da EFASERRA estará na Feira do Jovem Aprendiz

Evento ocorre na Universidade de Caxias do Sul, nesta segunda e terça-feira (20 e 21/11). A Escola apresentará ao público a Feira Pedagógica e ministrará oficinas de Compostagem e de Produção de Mudas.
COMPARTILHE

A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha – EFASERRA estará presente na Feira do Jovem Aprendiz, nesta segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de novembro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento será realizado no Centro de Convivência no Campus-Sede da UCS, das 8h às 20 horas, é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Os jovens da escola participarão em diversos momentos da programação: com a Feira Pedagógica; em oficinas de Compostagem e Produção de Mudas; no lançamento da Revista Aprendiz e do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil - em prosa verso e imagem.

A EFASERRA é uma instituição de ensino voltada à realidade dos jovens do campo. Concomitante ao Ensino Médio e Técnico em Agropecuária, oferece os programas “Aprendiz Rural EFASERRA” e “Aprendiz em Projetos Agropecuários”. É uma oportunidade de aprendizado para ajudar a qualificar o trabalho da família na lavoura, com os animais e no turismo.

Desde 2017, a EFASERRA formou 217 jovens em 10 turmas nos programas de Aprendizagem Profissional.  Atualmente, são seis turmas de Jovem Aprendiz, com 195 jovens em formação (160 no primeiro e segundo anos, no curso Aprendiz Rural e 35 estudantes do terceiro ano no curso Aprendiz em Projetos Agropecuários).

Feira Pedagógica: na segunda e na terça-feira, os estudantes do primeiro ano da EFASERRA estarão na UCS expondo a Feira Pedagógica, uma disciplina de formação na Escola que, além de oportunizar aos estudantes a experiência da comercialização, possibilita a aproximação entre produtores e consumidores. Em uma banca instalada no Centro de Convivência, das 8h às 20 horas,  jovens irão comercializar alimentos produzidos nas propriedades de suas famílias. A disciplina é ministada pelo professor Marcelo Boff.

Feira Pedagógica no Centro de Convivência da UCS:
Segunda e terça-feira: das 8h às 20h.

Oficinas: na segunda-feira, os jovens do primeiro ano ministrarão duas oficinas: de Compostagem (às 15h30min) e Produção de Mudas (às 16 horas), com a coordenação do monitor Victor Motter Uez.  Essas duas temáticas são estudadas durante a formação dos estudantes, principalmente nas aulas de Agroecologia. Nessa disciplina, os jovens são incentivados a construir suas composteiras, diminuindo resíduos que iriam para aterros, produzindo composto e biofertilizante de alta qualidade que pode ser utilizado nas produções da família. A produção de mudas é a base da horticultura, o processo envolve técnicas e materiais simples, mas que necessitam o cuidado no manuseio, no preparo do substrato, na escolha do recipiente, na semeadura e nos cuidados iniciais com a muda.

Oficinas na segunda-feira, no Centro de Convivência:
15h30min - Oficina de Compostagem
16h - Oficina Produção de Mudas

Revista Aprendiz: na nona edição da Revista Aprendiz, a EFASERRA está representada com um depoimento do jovem do terceiro ano, Guilherme Davi Citolin Grando, do município de Cotiporã, que conta sua experiência como jovem aprendiz na Escola. Esta edição da revista tem como slogan “Cento e trinta e um anos de inspeção do trabalho e oitenta anos de aprendizagem profissional, juntos no combate ao trabalho infantil”.

Livro: no Livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil - em prosa verso e imagem, que apresenta a construção literária e artística de jovens e adolescentes que fazem parte de Programas de Aprendizagem Profissional de Entidades Qualificadoras ligadas ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional do RS (FOGAP), estão textos e ilustrações de seis estudantes da EFASERRA: Eduarda Sbersi da Costa, Larissa Perotoni, Tiago Ricardo Pitol, Estevan Censi Giacomin, João Otávio Araújo de Avila e Regiana Velho de Aguiar.

Feira do Jovem Aprendiz
Esta é terceira edição da Feira do Jovem Aprendiz, que promove a Aprendizagem Profissional e estimula a contratação de jovens para as primeiras oportunidades no mundo do trabalho. Na programação estão previstas oficinas temáticas, apresentações culturais e exposição do trabalho prestado pelas dezenas de instituições formadoras e empresas com atuação na cidade e na região.

A abertura oficial do evento está programada para as 9h30min do dia 20, no UCS Teatro. A solenidade terá a presença de representantes nacionais e estaduais dos órgãos da aprendizagem profissional. De forma paralela, ocorre também o Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho da Aprendizagem, reunindo na cidade cerca de 80 servidores da União, responsáveis por fiscalizar o cumprimento da lei do Jovem Aprendiz.

A promoção da Feira é do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha (FAPSG) – coletivo regional que reúne entidades, empresas e órgãos públicos envolvidos com a temática, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional (FOGAP) e Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI).

Um dos objetivos da Feira da Aprendizagem Profissional é mobilizar a comunidade em geral, especialmente o empresariado, em relação à eficiência da inclusão qualificada de jovens no mundo do trabalho como política pública.

Pela obrigação legal, toda empresa, de médio e grande porte, deve contratar aprendizes numa equivalência de, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% do total dos empregados que demandam formação profissional.

Na EFASERRA 16 empresas 9 cooperativas são cotizadoras dos jovens aprendizes:

Empresas: Agrale, Andreazza, Balardin, Exclusivo Agrofloresta, Florença Agro, Gramado Avicultura, Laticínios Bio/Steffenon, Microsal, Nienow, Nova Palmira, Panizzon, Rede Sim, Serras Franzoi, Jagucy do Brasil, Zenetti Agronegócio e Vinícola Campestre.

Cooperativas: Cootegal, Nova Aliança, CENECOOP, Cooprado, Santa Clara, Sicredi Ibiraiaras, Sicredi Pioneira, CAAF e São João.

 A EFASERRA - Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) é uma instituição de ensino voltada à realidade dos jovens do campo.  Tendo como base a Pedagogia da Alternância, os estudantes permanecem uma semana na escola e outra com suas famílias, realizando práticas na propriedade. Está localizada na Terceira Légua, interior de Caxias do Sul. Atualmente, tem cerca de 260 jovens matriculados.

FOTO: O estudante Tiago Pitol, de Cotiporã, mantém uma área experimental para realizar as práticas do curso Aprendiz Rural, ministrado na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha - EFASERRA, de Caxias do Sul.

Foto: Divulgação/EFASERRA