A EFASERRA participou, no dia 6 de julho, de mais uma mobilização pelos Jovens Aprendizes. As alterações no Programa de Aprendizagem Profissional promovidos pela Medida Provisória n° 1.116/22, acompanhada do Decreto nº 11061/22, foram debatidas em audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A audiência ocorreu por solicitação da deputada Sofia Cavedon.
A EFASERRA esteve representada pela coordenadora administrativa Sonia Sbersi e pela estudante Giovana Cardoso Zuccco. A professora Sonia defendeu o modelo de Aprendizagem Profissional em vigor até a instituição da MP e manifestou preocupação com o alcance do programa entre os jovens do campo. A jovem Giovana, que mora em São Francisco de Paula e estuda no 2º Ano, leu o Manifesto pelos Jovens Aprendizes, divulgado por estudantes e monitores da EFA.
A Escola Família Agrícola Vale do Sol (EFASOL), de Vale do Sol, também esteve representada na audiência pública pelo professor Regis Solano, acompanhando por um estudante. Solano defendeu o programa pela relevância junto aos jovens da agricultura familiar.
A reunião foi realizada na Sala Adão Pretto e reuniu a Defensoria Pública, o Ministério Público do Trabalho, entidades formadoras da Aprendizagem Profissional, o Programa de Aprendizagem do RS, SUEPRO, e estudantes.
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos vai liderar a mobilização com vereadores, prefeitos, o governador e o setor empresarial pela revogação da iniciativa federal.