Até o dia 18 de novembro a EFASERRA recebe inscrições para o período letivo 2025. A Escola oferece Ensino Médio e Técnico em Agropecuária. Os estudantes matriculados também têm a oportunidade de participar de programas de Jovem Aprendiz.
A EFASERRA é uma escola para filhos e filhas de agricultores. A instituição de ensino tem como base a Pedagogia da Alternância. Nessa metodologia, os estudantes ficam uma semana na escola, em regime de internato, e outra semana junto à sua família, realizando atividades práticas na propriedade em que moram, o que permite ao jovem manter o vínculo com a agricultura e pecuária.
Para realizar a inscrição é preciso preencher o FORMULÁRIO que está no site da Escola. O processo seletivo terá três etapas: inscrição até o dia 18 de novembro; a segunda etapa compreende a seleção dos inscritos e, a terceira etapa, será a matrícula.
CURSOS
O Ensino Médio e Técnico em Agropecuária da EFASERRA está estruturado através das áreas de conhecimento e componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e componentes curriculares do Técnico em Agropecuária, permitindo uma ampla articulação entre as mesmas, o que proporciona um trabalho dinâmico e interdisciplinar. São três anos de formação e após o terceiro ano letivo o estudante realiza um estágio curricular supervisionado de 400 horas para complementar a experiência prática.
Desde 2017, a EFASERRA é entidade formadora de aprendizagem profissional (Jovem Aprendiz) e desenvolve os programas Aprendiz Rural EFASERRA e Aprendiz em Projetos Agropecuários, que oportunizam a qualificação em agropecuária aos jovens que já estão matriculados na Escola.
PROJETOS – Como instituição de ensino voltada à formação dos jovens do campo, a EFASERRA atua em parceria com outras entidades e órgãos públicos. A Escola mantém parceria com organizações para o desenvolvimento de diferentes projetos como o União Faz a Vida e Cooperativa Escolar, com a Cooperativa Sicredi; Flores para Todos, com a Emater; Manejo e Produção Animal, com o Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (CETAM); Bolsa Juventude e Projeto de Formação de Jovens na Agropecuária, com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), dentre outros.
A EFASERRA
Atualmente, a EFASERRA tem 212 jovens matriculados. A Escola surgiu no ano de 2013, por meio da união de agricultores, agricultoras e seus filhos(as), entidades e parceiros. Preocupados com a sucessão familiar nas propriedades e com a qualidade de vida dos jovens no campo, procuraram buscar alternativas. Em 11 anos de atuação, formou 178 técnicos em agropecuária.
É uma escola privada, de caráter comunitário, mantida por uma associação de pais, a AEFASERRA. Em 2024 a escola possui estudantes distribuídos em três turmas de 1° ano, três turmas de 2° ano, duas turmas de 3° ano e outro grupo em estágio. São jovens de 32 municípios das regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Vale do Caí: Alto Feliz, Antônio Prado, Bom Jesus, Bom Princípio, Brochier, Campestre da Serra, Canela, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Maratá, Montenegro, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, Pinto Bandeira, Portão, Protásio Alves, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, São Marcos, Terra de Areia, Vale Real e Vila Flores.