O ano letivo de 2022 começou nesta semana para as duas turmas de Terceiro Ano da EFASERRA. Os 53 jovens chegaram à Escola na segunda-feira, dia 28 de fevereiro. A programação do primeiro dia iniciou com acolhimento aos estudantes e a suas famílias, pela direção. Na conversa com pais e jovens, o diretor Israel Matté, o vice-diretor Marcelo Boff e a coordenadora pedagógica Letícia Trentin repassaram as orientações sobre o funcionamento de mais um período letivo: calendário acadêmico nas Sessões Escolares e Sessões Familiares, coletivos, caderno de acompanhamento, protocolos de saúde, visitas técnicas e, também, sobre a realização do Projeto Profissional do Jovem (PPJ), entre outras atividades que envolvem o último ano escolar do Ensino Médio e do curso Técnico em Agropecuária. Para a conclusão do curso técnico, os estudantes ainda precisam realizar estágio.
Com muitas expectativas em relação a esta nova etapa, os jovens realizaram atividades com os monitores em sala de aula e em laboratórios e fizeram práticas nos espaços da área experimental da Escola.
Isadora Camêlo, 17 anos, conta que estava ansiosa para a volta às aulas e tem boas perspectivas com as atividades no terceiro ano, principalmente em relação ao desenvolvimento do PPJ. “Vou aprender muito com as aulas e com o PPJ. Esse trabalho vai agregar muito na minha propriedade”, prevê a estudante. A família da jovem mantém rebanho de gado leiteiro e uma agroindústria de queijos em Vila Oliva, distrito de Caxias do Sul. Pensando nas melhorias para a produção, Isadora vai elaborar o projeto de implantação de um galpão freestall para confinamento de bovinos leiteiros.
Saiba mais sobre a propriedade da família da estudante Isadora Camêlo aqui.
"Estou feliz em retornar”
A volta foi comemorada pelo jovem Lucas Lando, 17 anos. “Estou feliz em retornar para as aulas”, destaca o estudante, que reside na Linha Brasil, interior de Cotiporã, na Serra Gaúcha. O jovem revela que está animado para estudar os conteúdos do terceiro ano da formação do Ensino Médio e do curso Técnico em Agropecuária, especialmente as aulas de tecnologias para a agricultura, um tema que o interessa e o agrada. “Eu gosto muito e quero aprender mais sobre a parte de mecanização”, diz. Há uma expectativa, também, para as pesquisas e o desenvolvimento do PPJ. Para esse trabalho o aluno escolheu como tema a psicultura para fertirrigação. A família de Lucas tem produção de olerícolas e de frutas orgânicas. Em seu estudo, além do uso do efluente na irrigação da lavoura, o jovem vai pesquisar a criação de peixes como forma de agregar renda para a família.
Saiba mais sobre a propriedade da família do estudante Lucas Lando aqui.
Fizemos alguns registros da primeira semana do Terceiro Ano na Escola. Confira!
Jovens de 33 municípios
Neste ano, estão matriculados na EFASERRA 214 estudantes de 1º, 2º e 3º anos, e estágio. São jovens oriundos de 33 municípios das regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Vale do Caí, Hortênsias e região Metropolitana de Porto Alegre.
Na próxima segunda-feira, dia 7 de março, a EFASERRA recebe os 46 estudantes do Segundo Ano, que estão sendo muito aguardados.